domingo, 23 de março de 2008

Trabalho em Photoshop

O Ricardo, em jeito de desafio, enviou-me este ficheiro para ver o que conseguia fazer dele no photoshop:

A base está em jpg, com uma resolução baixa. Os peixes estavam, julgo eu, relativamente longe da lente e, pelo que consigo ver, a luz é toda natural.

Eu tenho andado a fazer umas experiências, mas com base em ficheiros raw de alta resolução e iluminação artificial pelo meio, o que me dá mais cor para trabalhar.

Dei umas quantas voltas no ficheiro base, mas fazer alguma coisa dele não é fácil. Aqui vai uma primeira abordagem:

É o que se arranja. Talvez a Sofia se safe melhor, tem muito mais experiência nisto do que eu...

Que opinas?

5 comentários:

Ricardo disse...

Eu sou um gajo tramado... claro que não vos estou a facilitar a vida.

Esta foto foi tirada em Dezembro num dia com uma visibilidade de 10/15 m. Sim, foi tirada algo distante do peixes e a luz é natural. Como deves ter notado a máquina trata-se de uma Ixus 800 e, portanto, não faz milagres nem RAW :p, mas faz boas fotos quando as condições são minimamente boas.

Na minha opinião, o que complica nesta foto são as vejas fêmeas, visto que em tudo o que mexeres vai-se notar muito no vermelho e amarelo do bicho.

Acho que o objectivo não será colocar a água azul, mas sim tirar aquela "névoa" que há entre a lente e os peixes. O problema é fazê-lo.

Casper disse...

Infelizmente, quanto a isso, não há nada a fazer. A névoa de que estás a falar é a razão pela qual a malta compra grandes angulares e domos ópticos - é para ficar mais perto do que está a fotografar.

:)

Neste caso, podes, quanto muito, alterar o aspecto geral da imagem, dar uns toques nas cores, enquadramento, etc. Mas nunca vais conseguir ir buscar mais pormenor do que lá está.

E a ixus não é uma máquina má de todo, dentro das compactas. Como é óbvio, terá as suas limitações, mas também não custa uma pipa de massa.

:)

Resumindo - o photoshop ajuda muito em certas situações. Mas não estavas sinceramente à espera de um milagre, pois não?

:)

Abraço

Ricardo disse...

A Ixus 800 é uma bela máquina, faz fotos e vídeos que é uma maravilha, muito melhor que muita máquina "maior" que por ai anda (Olympus e Sony), contudo tem as suas limitações.

Aliás, como já disse algures, fotos só as faço quando as condições estão muito boas e me lembro, porque preferencialmente faço vídeo.

Não estou obviamente à espera de milagres, isto foi uma brincadeira, mas quero ver o que a Sofia faz com a foto.

Claro que quem faz a máquina é o fotógrafo. Nunca mais me esqueço de um turista que foi comigo às Formigas, que tinha uma máquina semelhante à minha (Ixus 700), e que ficou muito contente quando viu no PC do centro de mergulho os seus vídeos. Contente até ver os meus (modéstia à parte)... a qualidade de imagem era mesma, mas as filmagens dele pareciam feitas durante um sismo e sem "fio condutor" (ao calhas).

Abraço

Sofi disse...

Bom dia!
Pois que ainda não tive tempo para dedicar a este desafio...ontem perdi cerca de hora e meia a tentar dar volta ao CS2 de modo a que o Camera Raw funcionasse e nada...

Vou formatar o portátil que bem precisa e instalar o CS3.

Mas talvez pegue nesta foto antes da aventura do Format C:!
E queria ver se trabalhava numa das fotos do Rui!

Pareceu-me muito bem o que o Rui fez, mas apetece-me fazer um crop mais apertado e brincar com efeitos...vamos ver no que dá!

:)

Boa semana...na medida do possível! Porque isto sem ir ao mar é uma chatice...

Sofi disse...

Pois que já está!

O que acham?

:)

http://photobysofia.blogspot.com/2008/03/o-desafio-do-ricardo.html