domingo, 6 de abril de 2008

O Kraken

Da wikipedia:

O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios no folclore nórdico pós séc. XVI. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem braços. O Kraken tinha fama de destruir navios mas só destruía aqueles que poluíam o mar. Ao contrário do que muitos pensam o Kraken não é advindo da mitologia nórdica, não existe nenhum registro de seu aparecimento nos Eddas, o mais provavél é que seja uma lenda advinda das navegações que os noruegueses faziam já tardiamente.

O Kraken também é confundido por ser visto na mitologia grega como uma sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa.Mas também não há registro do Kraken na mitologia grega.

As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação da fauna, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais. Um bom exemplo dessa teoria são as sereias, cujos responsáveis são os registos visuais de dugongos e focas de longe, em nevoeiros.

O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.

11 comentários:

Sofi disse...

Muito didático!

:)

Esta foto tem umas cores fabulosas!!!

...dedica-te mais um pouco a esta foto!...dá-lhe atenção no enquadramento!

Esta merece todo o teu carinho...

Já tinha referido que tem umas cores fabulosas?

:)

Não queres fazer-me o obséquio de poder trocar esta pela da judia, não?

:P

Casper disse...

Tens a noção que as cores são um pouco arbitrárias, certo?

:)

Neste caso estão completamente adulteradas, quer pela alteração da temperatura de cor para uns 4500ºk, quer pela aplicação do modo b no lab color (o flash tem uma temperatura de 5500ºk). Para além de ter os cantos queimados.

Em termos de enquadramento, está feito de forma a que o olho do bicho esteja exactamente no ponto de intersecção da secção dourada... mas podes preferir outro, é certo.

Ofereço-te as duas se quiseres.

:)

Sofi disse...

...agora fiquei sem argumentos...

Credo!
Temperatura de cor, lab color, secção dourada...

Pode até obedecer às regras do rectângulo dourado - fantástico - mas já reparaste no vazio imenso que existe atrás (lado direito) e em cima do polvo?

Longe de mim começar a encomendar fotos arranjadas a meu gosto...

:(

Que é feito daquela conversa toda do..."se gostas está perfeito"?

Eu gosto.

Bah.

Ricardo disse...

Ficou bem gira a foto. Parabéns!

Casper disse...

:)

Posso fazer um crop mais apertado, é um facto. Mas não desgosto do espaço negativo atrás.

De qualquer forma não há qualquer problema em pedires a foto como gostares mais, eu não me chateio com isso.

Tudo isto só vem mostrar que a imagem é o que quisermos. Não te lembras de o mar ter esta cor, pois não?

:)

Sofi disse...

Mas eu não gosto nada da ideia de te pedir uma alteração a meu gosto.

bah :(

Apenas dei uma sugestão...e não quis interferir...

E então? Acho que esta foto já ultrapassou em muito a realidade.
E ultrapassaste a realidade de uma forma muito bonita.

E mais não digo.
Bah.

Casper disse...

Mas porquê???

A imagem vale por si. Se tu preferes doutra maneira, não vejo mal algum nisso.

Se quiseres, passo-te o ficheiro raw e tu pões da forma que mais gostares.

:)

Sofi disse...

Não...
Assim não tem piada.

Deixa...faz como melhor entenderes e como achares que fica melhor.

:)

Casper disse...

Não vejo porque é que não terá piada... Não me importo nada que consigam arranjar interpretações diferentes para uma imagem minha.

Sofi disse...

Não é isso...
É que parece mesmo que estou a interferir numa foto tua para ficar como eu acho que deveria ficar.

Não gosto disso.

E peço desculpa.

Casper disse...

Não tens nada que pedir desculpa por uma coisa dessas, que disparate!

Então não tens direito a ter uma opinião?

São muito bem vindas.

:)