domingo, 27 de janeiro de 2008

Ambiente de fim de curso

Acabamos hoje o curso de fotografia subaquática, desta feita com a parte prática de ambiente na Pedra do Leão em Sesimbra.
Primeiro que tudo um grande obrigado ao Rui Guerra. Achei o curso excelente. Para quem estiver a pensar entrar nesta actividade, aconselho vivamente.

Algumas considerações sobre a parte de ambiente e utilização da grande angular:

1. É mais difícil do que a macro. Não só pelo equilíbrio de luz ambiente com a luz artificial, mas também pela orientação das cabeças de flash (a mudança para braços mais curtos também implica uma adaptação) e pela menor facilidade de encontrar enquadramentos interessantes sem preparação prévia.
2. Requer um planeamento mais rigoroso do que se pretende fotografar antes de entrar para dentro de água.
3. Manobrar um domo é mais difícil do que uma janela plana.
4. Preciso de praticar muito mais.

Possivelmente haverá mais uma série de considerações a fazer. Mas agora vou jantar.

3 comentários:

Sofi disse...

Eu acho esta fotografia particularmente bonita!

:)

Sofi disse...

E sim, calculo eu hajam muito mais considerações a fazer.

Por minha parte as farei depois de mais alguma prática!

:)

Casper disse...

Mais considerações, sem dúvida. As minhas passam por uma clara necessidade de praticar esta tralha toda muitas vezes... lá tenho de voltar para dentro de água.

Que chatice.

:)