segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ainda o curso

Estive a rever as imagens de mar. A única mais ou menos aceitável é aquela que está no post de ontem. Tudo o resto estava mau.

Desde suspensão, a pontas gorgónias queimadas e excesso de luz ambiente, especialmente quando aparece mais um pouco de céu. Mesmo tirando estes aspectos "técnicos", as imagens não tinham interesse.

Tudo bem que o objectivo era testar uma determinada técnica e não fazer "bonecos" para publicação/impressão/concurso. Junta-se alguma fola, braços de flash mais curtos e o facto de ser apenas a segunda vez que levo a grande angular para dentro de água... deu asneira.

Mesmo assim, ficar com uma imagem sofrível dentro de umas cinquenta que tirei, foi um resultado claramente abaixo das expectativas.

Mas foi bom para abrir a pestana. Percebi o que fiz mal, pelo menos em parte.

Para a próxima:

1. Mais atenção, durante o mergulho, com a variação de luz ambiente, especialmente em enquadramentos de baixo para cima.
2. Tenho de testar a orientação dos flashes com mais calma, estavam demasiadamente virados para dentro; ou então muito perto da objectiva.
3. É preciso ter mais cuidado com motivos muito claros, o flash não perdoa.
4. Procurar motivos de interesse com mais cuidado.
5. Fixar bem a posição do corpo antes de disparar.

Ou seja, voltar para dentro de água e tentar outra vez. Eventualmente a coisa há-de dar frutos. Ou peixes. Ou alguma com piada.

Enfim...

5 comentários:

Sofi disse...

Claro que sim!

Tens tudo para conseguir boas fotos.

Bom equipamento.
Bom domínio da técnica.
Boas noções de equilíbrio/enquadramento.

E, acima de tudo, consciência do que precisas modificar/praticar

Pronto. Está feita a receita!
:)

Cottonmouth disse...

O problema é no fim de se ter atenção a tudo isso, os bichos entretanto mexeram-se. Quanto mais não seja toparam-te e fugiram para trás da pedra.
É como preparar a tacada no golf: no final de corrigir posição de tudo o que é músculo em função do vento, o vento mudou e a tacada sai ao lado.
Enfim, conhecendo a tua persistência e perfeccionismo (vulgo teimosia e casmurrice), hás de lá chegar rapidamente!
É claro que o comum dos mortais não vai provavelmente distinguir a diferença entre o polvo BC e AC (before/after curso), mas tu consegues e é o que interessa e apoiamos-te a 254%!
Aguardam-se as fotos!

Casper disse...

Pois... mas a ideia, neste caso, não é ir atrás do bicho, é esperar que ele venha até ti. A não ser que se trate de um daqueles bichos que não se mexem.

De qualquer forma, a ver se os polvos AC saem como se quer.

Serras disse...

E que tal paralizar os bichos? deve haver aí uns produtos para isso no mercado... ou então levá-los empalhados (já levas 40kg de material, não deve fazer diferença mais uns).

Não vamos deixar que a realidade estrague as nossas intenções, certo? ;-)

Agora a sério cada vez admiro mais a tua paciência e persistência. Não tenho dúvida nenhuma que não deve faltar muito para nos surpreenderes com uma ganda foto de um ganda polvo ac.

Abraço, Diogo

Casper disse...

Bichos empalhados não digo, mas quando vires um mergulhador na fotografia não assumas que está onde está por acaso... até porque a realidade é muito subjectiva.

:)

Vou fazer por isso.