segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fisheye!

Em testes.


Primeiras impressões:
1. O anel de extensão para o domo óptico para esta lente é mínimo. De tal forma que o encaixe na caixa da Ikelite é diferente dos outros, tem de ser rodado para ficar na posição correcta. Há que ter cuidado fora de água para que não saia da posição e caia...
2. A focagem manual é muito fácil de accionar acidentalmente quando se está a montar o anel de focagem. À conta disso fiz um primeiro mergulho sem auto-focus e não consegui fazer uma única imagem.
3. Com um ângulo de visão de 167º no corpo da Canon, esta coisa não é particularmente fácil de iluminar como deve ser. A orientação dos flashes é crítica.
4. O raio da lente foca depressa e muito perto. Isto é bom.
5. A distorção óptica debaixo de água não é óbvia como é à superfície. Isto não é novidade, mas foi a primeira vez que experimentei a diferença em primeira mão.
6. Deve ser divertida de usar com visibilidade. O que não foi o caso.

5 comentários:

Carlos Monteiro disse...

Olá,

Tenho uma caixa estanque e uma Dome igual à tua, e estou a pensar em comprar exactamente essa Tokina, ou a Sigma 10-20. precisaste de comprar novo tubo/anel que liga a Dome à caixa, ou o que usas para a 17.70 serviu?

Obrigado desde já!

Casper disse...

Cada uma das lentes que referes precisa de um anel de extensão diferente. O mais fácil é consultar a tabela:

http://www.ikelite.com/web_pages/2port_canon.html

Relativamente à escolha entre a sigma 10-20 mm e a tokina 10-17 mm, são "animais" muito diferentes. A sigma é uma grande angular rectilínea, com um ângulo de visão máximo de 100º, enquanto a tokina é uma fisheye, com um ângulo máximo de 167º no sensor da canon 40d.

Também há que ter em consideração que a sigma não admite o anel de zoom com a caixa da Ikelite. Tens de escolher uma distância focal fixa. Com a tokina, podes variar entre os 10 mm (167º) e os 17 mm (100º).

Por outro lado, a sigma é mais útil à superfície, o efeito fisheye nem sempre é desejável fora de água e pode tornar-se cansativo.

Espero que tenha ajudado...

Carlos Monteiro disse...

Estás a ajudar, estás a ajudar :)

desculpa-me continuar a maçar-te: porque é que a Sigma (é a que eu estou mais inclinado a comprar) não aceita o anel de zoom???

Casper disse...

Tem a ver com a dimensão da lente. O diâmetro não permite usar o anel de zoom e caber na abertura da caixa ao mesmo tempo.

Se consultares a tabela da Ikelite está lá explicado.

Carlos Monteiro disse...

OK, muito obrigado por tudo, e...

bons mergulhos!